Bem-vindo 2025!

Share Post:

A vida segue seu fluxo continuamente, sem pausas ou acelerações.

Então precisamos de alguma forma marcar a passagem do tempo, medir os intervalos, controlar nossas ações, criar momentos de descanso, inspiração, aprendizado, transformação…

Convencionamos separa o tempo em segundos, minutos, horas, dias, semanas, meses, anos e assim seguimos nossas vidas, com interseção em diversas vidas de muitas outras pessoas. Na nossa família, no trabalho, na escola, no clube, na igreja, no estádio, no transporte público e onde mais compartilhamos espaço e tempo com as pessoas.

A cada novo dia temos a oportunidade de fazer melhor que o dia anterior, a cada novo ano, recebemos um caderno em branco com 365 páginas e uma caneta, para escrevermos um novo capítulo, uma página por dia de nossas vidas.

Sempre próximo da virada do ano faço um balanço das minhas metas, objetivos, sonhos e projetos. O quanto cada um andou, se terminei, se atrasou, se precisei ajustar o projeto e suas metas…. Enfim, acompanho e presto conta para mim mesmo, das conquistas, aprendizados e cicatrizes de cada ano.

No preparo do ano seguinte, sempre busco usar modelos, métodos e ferramentas que me auxiliam com meus objetivos intensos e compulsivos. Pego o conceito, adapto à minha realidade e uso.

Decidi compartilhar com vocês alguns deles, que podem ou não, servir para vocês. Mas entendo que mesmo assim devo compartilhar.

Então, bora:

📅 3 coisas para cada ano – JESS EITZLER

Como adoro um planejador, um diário ou um plano, converti a provocação do JESS EITZLER em um conceito, um método. Ele tem o hábito de se comprometer com 3 coisas principais para o ano:

Primeiro ele usa um antigo ritual japonês chamado misogi que propõe uma grande ação no ano. Aquilo que definirá seu ano quando lembrar dele lá na frente. Então tenha um grande e desafiador objetivo anual: seja escrever um livro, correr a São Silvestre, casar…

A segunda coisa ter 6 mini aventuras anuais. Um fim de semana com a família, uma imersão num curso, aventuras com um dos filhos… Fazer algo que torne a jornada do ano leve e divertida.

E a terceira coisa é criar um hábito poderoso a cada trimestre. Não se atrasar mais para eventos, beber mais água, meditar…

Imagine fazer isso em 2025 e olhar para trás em dezembro! Que baita ano você teve!

Aqui ele explica de forma resumida: https://www.instagram.com/p/DDqKQlXSFbM/

🛠️ Piso e teto definidos – MATT VINCENT

E para não desmotivar, defina teto e piso para suas atividades diárias e recorrentes.

Confesso que fiquei em dúvida se colocaria esse ítem mas ele é muito relevante teremos ajuda a valorizar a nossa disciplina o nosso esforço a nossa determinação.

A provocação dele é que nem todos os dias seu melhor será o mesmo. Seus dias são diferentes e manter a disciplina é sempre um grande desafio.

Se você se programou para ler três capítulos por dia todos os dias, mas naquele dia conseguir, um capítulo completo lido pode considerar a tarefa feita. O melhor possivel, com foco, naquele dia. Se não der para passar os 90 minutos da rotina completa da academia, 20 minutos de treino de alta intensidade bem feitos naquele dia pode ser considerando como feito.

Definir piso e teto ajuda a manter o foco e a motivação.

Dá uma olhada no que ele fala: https://www.instagram.com/p/C-vQGl3Ifg6/

⏱️ Ordem natural das coisas – JAGGI VASUDEV

Jamais esqueça a ordem natural das coisas: ser, fazer, ter.

Se começamos pelo desejo de possuir algo sem prestarmos atenção no que somos, a chance de falha ou frustração é bem grande. A posse é uma possível consequência das suas ações e da sua essência.

Então, quem você é, no que acredita, quais seus valores, como se relaciona com as pessoas e com o mundo. Depois, quais são as ações em que tem colocado energia na busca do seu crescimento, pessoal, profissional, emocional…

Coloque energia e disciplina nas suas ações que os seus objetivos virão. Mas primeiro tem que suar.

Aqui tem um corte da fala dele: https://www.instagram.com/reel/Cv4z6oPNRs6/

🪣 5 baldes – STEVEN BARTLETT

Uso o conceito de 5 BALDES do STEVEN BARTLETT, para colocar foco no meu desenvolvimento.

ele sugere que devemos tratar de encher cinco baldes par alcançarmos nossos objetivos:

CONHECIMENTO – busque desenvolver conhecimento nas mais diversas áreas. Entenda sobre relações humanas, como as coisas funcionam, curiosidades do mundo dos negócios, saúde, alimentação, amenidades… Quanto mais conhecimento tiver, mais fácil será construir a sua opinião sobre algo e se relacionar com as pessoas.

HABILIDADE – Aprenda novas habilidades o tempo todo. O mercado, a tecnologia, os produtos, os serviços e as pessoas mudam constantemente. A habilidade de aprender a aprender fará muita diferença para atuar neste novo cenário.

RELACIONAMENTOS – Nos negócios, assim como tudo na vida e no mundo, é feito de gente. Desenvolva relacionamentos verdadeiros e leves, sem interesses imediatos e com uma curiosidade genuína em conhecer a pessoa ee desenvolver a relação.

RECURSOS – Steven batler considera recursos tudo o que você precisa para desenvolver algo. Insumos, conhecimento, acesso, dinheiro… É importante têlos à mão e usar com sabedoria sempre que necessário.

REPUTAÇÃO – É o que as pessoas relevantes pensam sobre você. Esta é a definição dele e que faz muito sentido. O importante é que as pessoas relevantes saibam quem você é e como você contribui, como você pode agregar em conversas, relações, iniciativas e projetos.

Aqui tem mais um pouco do conceito: https://www.youtube.com/watch?v=hbApX0S7wHQ

🌀 Onde você é local – Taiya Selasi

Este conceito me fez refletir muito e vale para cada dia e cada conversa da sua vida! Tainá Selazi propõe uma forma diferente de se identificar em vez de falar de onde você é ela propõe uma visão multifacetada perguntando onde você é local. Afinal muito provavelmente você nasceu num lugar, se mudou para outro, conviveu com culturas diferentes e participou de muitas atividades que moldaram quem você é.

Ela propõe que você se identifique onde você é local por meio de três pilares: rituais relacionamentos e restrições.

Pense em seus rituais diários como seu café da manhã, sua fé, suas relações. Eles foram herdados da sua família ou absorvidos por onde viveu. Estar em lugares com rituais similares lhe farão sentir local.

Os relacionamentos, pessoas com quem você fala recorrentemente, pessoas que moldam os seus dias e suas experiências emocionais. Pessoas com atitude e cultura similares às das com quem convivem lhe passarão uma sensação de acolhimento.

As restrições são sobre aceitar ou não viver em determinadas condições em determinado ambiente. Onde você viveria? Seu passaporte, a cidade onde mora, inflação, violência, política, racismo… Onde está agora versus por que não está “lá”.

“Historia é real, a cultura, mas os paises foram criados. Como posso vir de um país? Como um ser humano pode vir de um conceito?”

Ouça o TED completo dela: https://www.ted.com/talks/taiye_selasi_don_t_ask_where_i_m_from_ask_where_i_m_a_local?lng=pt-br&geo=pt-br&subtitle=pt-br

🎡Móbile de Valor – ALESSANDRO SAADE

Por fim, momento merchant, sempre uso o Móbile de Valor da Jornada dos Cumpulsivos.

Apesar de feito para ajudá-lo a fundamentar a sua negociação, pode tabém ser usado para sustentar a estratégia.

É dividido em tempo, complexidade, qualidade e preço e no planejamento me ajuda a medir o esforço necessário a cada ano para alcançar meus objetivos.

PREÇO – é a contrapartida, o investimento necessário para se ter acesso ou posse de algo. É sempre relativizado percepção e pela necessidade.

COMPLEXIDADE – é o trabalho, o esforço necessário para entregar (ou receber) o produto ou serviço. Ou projeto.

QUALIDADE – é o padrão definido ou negociado para o que se deseja. Não tem melhor ou pior. É uma convenção feita no início da conversa ou do planejamento. Peço o que preciso e da forma que preciso.

TEMPO – o bem mais valioso da atualidade, é o quanto destinará do seu tempo para entregar ou alcançar aquele produto, serviço ou objetivo.

Aqui você baixa a Jornada Completa: https://drive.google.com/file/d/1QPzFLemrTfp-DoHyCCGGvurlo-mcVEK5/view

🖊️ ESCREVA A CANETA

Comecei o primeiro Radar do Saade do ano falando sobre a oportunidade que recebemos de buscar fazer hoje melhor que ontem. A cada novo ano recebemos um caderno em branco com 365 páginas e uma caneta, para escrevermos um novo capítulo, uma página por dia de nossas vidas.

Não esqueça de sempre escrever a caneta. Não apague do seu caderno os seus erros. Destaque-os, aprenda com eles e não os repita. E compartilhe com outras pessoas, para que não errem onde errou. Compartilhe suas cicatrizes.

Bora fazer um 2025 incrível?!

Stay Connected

More Updates