Carta aberta de Gratidão a São Paulo

Share Post:

Querida São Paulo,

Sempre próximo do seu aniversário eu comemoro e agradeço o meu aniversário de SP!

Então decidi reeditar uma carta que escrevi há alguns anos para você, nos seus 469 anos agradecendo por me acolher tão bem desde o primeiro dia.

Vir para São Paulo na maioria das vezes é uma escolha natural, um chamado, uma atração. E sempre somos acolhidos de forma generosa e desafiadora, grandiosa e detalhista, intensa e delicada.

Foi uma escolha natural de morar, viver e empreender na cidade mais cosmopolita do continente, numa das maiores e mais globalizadas cidades do mundo. E falo com experiência de quem, a trabalho ou a passeio, já respirou os ares de grandes metrópoles, como Londres, Milão, Paris, Genebra, Nova Iorque, São Francisco, Chicago.

Mais da metade da minha vida passei aqui: 31 em seus metrôs, taxis, bicicletas, prédios, monumentos, parques, eventos. Negócios inovadores, tradição protegida, convergência de povos e culturas, produtos de luxo, ofertas para a massa. Conflitante e convergente, fria e emotiva, acolhedora e implacável.

Somos obrigados a aprender rapidamente o seu ritmo, e a perceber seus delicados caprichos. Tenho certeza que os “novos paulistanos” que para cá vieram, assim como o fizeram por opção consciente, com ou sem plano, mas com certeza da acolhida e da prosperidade.

Mesmo com o frio na barriga, o medo do desconhecido, mesmo com muito esforço e dificuldade, é certo o impacto da sua grandiosidade. Nos sustentamos na confiança da nossa competência e no nosso potencial. E quando a vontade com competência encontra as oportunidades que você nos oferece, a mágica acontece.

Aprendi, com muitas cicatrizes, que ninguém faz nada sozinho. Que uma boa rede é poderosa e cuidadosa.

Assim como a cidade me acolheu, fui acolhido e ajudado por inúmeras pessoas, extremamente generosas, que me ensinaram a viver nesta cidade, a crescer profissionalmente, abrindo portas, me apresentando a outras pessoas, me oferecendo oportunidades e desafios. A todas elas, e foram muitas, sou extremamente grato.

Desde 2019, quando passei a integrar o Time Espro, pude perceber mais claramente as desigualdades desta cidade, aumentando a responsabilidade e o empenho de transformar a sociedade por meio da educação empreendedora e agora, também pela formação para o mundo do trabalho.

Muito obrigado São Paulo, por me acolher, me desafiar, me ensinar. Por não me mostrar o caminho, mas permitir que eu criasse o meu, deixando as minhas pequenas marcas, as minhas singelas contribuições, para que você continue fazendo o que faz de melhor: acolher e desafiar os que aqui vivem.

Termino acrescentando mais um ítem na minha história, de brasileiro, capixaba, descendente de libaneses, empreendedor compulsivo, executivo, professor, aprendiz e apaixonado por São Paulo e tudo que ela proporciona.

Stay Connected

More Updates